Share
LinkedIn
Exposição individual
Galeria Zé dos Bois, Lisboa
20.05 - 07.09.2024
Estimados Camaradas, após o estrondoso sucesso da versão nova-iorquina de Animal Farm - apresentada no 99 Canal no início deste ano - a exposição individual de João Maria Gusmão, em 16 mm, será finalmente inaugurada na Galeria Zé dos Bois em Lisboa, com curadoria de Marco Bene, no dia 20 de maio.
Animal Farm convida o observador a uma odisseia visual exaltada pelo consolo pastoril, pelos menestréis animistas e pelos enigmas metafísicos - fantasmas, ghouls e goblins - oferecendo vislumbres fugazes de uma alteridade existente entre a techne e a poiesis, o humano e o não-humano, o noturno e o diurno. Através de mais de quinze novas projecções em película de 16 mm, somos convidados a explorar as mais recentes conquistas de uma longa investigação sobre meios analógicos e conceitos analógicos. Uma viagem em direção a um distanciamento ecológico da paisagem rural extractivista.
Enquanto se pode comparar Animal Farm com o conto de fadas de Orwell, Gusmão revela simultaneamente um enigma estruturalista: a natureza espetral do próprio meio cinematográfico, apontando-nos para uma fenomenologia "estranha"; uma espécie de assombração - o estudo da natureza do que se situa entre o ser e o não-ser entre as criaturas domesticadas e selvagens do rancho - uma ontologia vicária!
© Bruno Lopes