Share
LinkedIn
Exposição coletiva
Museu de Etnologia, Lisboa
11.04 - 13.07.2025
Esta é uma exposição caleidoscópica que explora a forma como os artistas retratam experiências singulares e coletivas da identidade cultural, a partir de múltiplas formas de representação e de vários contextos geográficos, geracionais e conceptuais, próximos ou mais distantes. A opressão e libertação do pensamento colonial, a condição dos descendentes da imigração pós-colonial, da política cultural decolonial, os processos históricos das guerras e das diásporas, bem como os fenómenos da migração e as formas de miscigenação vividas pelas populações de diferentes países africanos e europeus são temas aqui abordados.
Acima de tudo, PÓS-MUSEU deseja abrir portas e suscitar novos interesses e leituras, propondo trabalhar alguns destes temas, respeitando diferentes trajetórias e procurando estabelecer pontos de coincidência temáticos produzidas em Portugal ou em outras latitudes e geografias, numa exposição que se realiza no ano de comemoração dos 50 anos da independência das quatro ex-colónias portuguesas — Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe — que proclamaram a sua independência um ano após o 25 de abril.
Foto: João Pedro Vale + Nuno Alexandre Ferreira, "Cruz", 2006 (detalhe). Coleção de Arte Contemporânea do Estado © José Paulo Ruas e Débora Rodrigues, 2025. Museus e Monumentos de Portugal, E. P. E. / Arquivo de Documentação Fotográfica