Artists
Exhibitions
Fairs
Publications
Contacts
News
Christian Andersson / Juan Araujo / John Baldessari / Adriana Barreto / Robert Barry / Michael Biberstein / Angela Bulloch / André Cepeda / Filipa César / Luis Paulo Costa / Tatjana Doll / João Paulo Feliciano / Sabine Hornig / Lucia Laguna / José Loureiro / João Louro / Edgar Martins / Jonathan Monk / Matt Mullican / João Onofre / Diogo Pimentão / Rosângela Rennó / Julião Sarmento / Rui Toscano / Lawrence Weiner / Erwin Wurm / Yonamine
ROSÂNGELA RENNÓ
Born in Belo Horizonte, Brasil, 1962
Lives and works in Rio de Janeiro.


EDUCATION

1986

Federal University of Minas Gerais, Graduation in Architecture,  Belo Horizonte

1987

Escola Guignard, Graduation in Visual Arts, Belo Horizonte.

1997

School of Communications and Arts of the University of São Paulo, Arts PH.D


SELECTED SOLO EXHIBITIONS

2016
Rosângela Rennó: Río-Montevideo. The Photographers Gallery, Londres [London]

2015
Insólidos. Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa

2014
Soirée Nomade. Per Fumum. Fondation Cartier, Paris
Círculo Mágico. Fundação Eva Klabin, Rio de Janeiro
Galeria Vermelho, São Paulo
Todo aquello que no está en las imágenes. Centro Atlântico de Arte Moderno CAAM, Las Palmas, Gran Canária

2013
'Projeto Educandaros 1738-2013'. Casa Daros, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Menos-valia (leilão) - Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil

2012
Frutos Estranhos, curated by Urs Stahel, Photomuseum Winterthur Museum, Winterthur, Switzerland
Frutos Estranhos, curated by Isabel Carlos, CAM - Calouste Gulbenkian Foundation, Lisbon, Portugal

2011

Turista transcendental. Museu Victor Meirelles, Florianópolis
Notas de viagem do turista transcendental. Caixa cultural, Curitiba
Rio—Montevideo. Centro Municipal de Fotografia (CMDF), Montevidéu

2010
Fiebre, Basura y Poesía. Galeria La Fábrica, Madrid
Forma, Conteúdo e Poesia. Galeria Vermelho, São Paulo

2009
Tudo aquilo que a nossa civilização rejeita, pisa e mija em cima, serve para a poesia, Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa, Portugal.
Ring, Pharos Centre for Contemporary Art, Nicosia, Chipre.

2008
The last photograph, Prefix Institute of Contemporary Art, Toronto, Canadá.

2007
Brèd ek[t] chocolat, Galerie La Chapelle, Festival Vidéoformes, Clermont-Ferrand, França.
Espelho Diário / Daily Miror, Hotel Fontfreyde, Festival Vidéoformes, Clermont-Ferrand, França.
La Fabrica, Madrid, Espanha.
A última foto, Caixa Cultural, Festival FotoRio, Rio de Janeiro, Brasil.

2006
A última foto, Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil.
Frutos Estranhos, Galeria Artur Fidalgo, Rio de Janeiro, Brasil.
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães MAMAM, Recife, Brasil.

2005
Espelho Diário | Daily Mirror, Passage du Désir, Festival d’Automne à Paris, Paris, França.
Corpo da Alma / Apagamentos, Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa, Portugal.
Espelho diário, Casa da Ribeira, Natal, Brasil.
Experiência de Cinema, Project Room, Feria Arco Internacional, Madrid, Espanha.
1. O Arquivo Universal e outros arquivos, Foto Arte 2004, Espaço Cultural Contemporâneo ECCO – Venâncio, Brasília, Brasil.
Corpo da Alma, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil.
Experiência de Cinema, Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil.

2003
Daily Mirror, Lombard Freid Fine Arts, Nova Iorque, EUA.
Layed Down Little Balls, Billboard project, Galeria de la Raza, São Francisco, EUA.
O Arquivo Universal e Outros Arquivos, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.
Ceremonia del Adiós, PhotoEspaña 03, Casa de América, Madrid, Espanha.
Galeria Fortes Vilaça, São Paulo, Brasil.

2002
Diálogo Vera Cruz, Alpendre Casa de Arte, Pesquisa e Produção, Fortaleza, Brasil.
Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil.

2001
Ovación y Silencio, Galeria Juana de Aizpuru, Madrid, Espanha.
Mad Boy at Alexanderplatz, Denkzeichen 9. November 1989 Project, Alexanderplatz, Berlim, Alemanha.
Espelho Diário, Projeto Interferências, Museu do Chiado, Lisboa, Portugal.
Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro, Brasil.
Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil.

2000
Galeria Módulo, Lisboa, Portugal.

1999
Vulgo [Alias], Australian Centre for Photography, Sidney, Austrália.

1998
Vulgo [Alias], Lombard Freid Fine Arts, Nova Iorque, EUA.
Vulgo, Galeria Camargo Vilaça, São Paulo, Brasil.
Parede Cega (cem retratos), Projeto Parede do MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Fundação Joaquim Nabuco, Recife, Brasil.

1997
Galeria Luis Adelantado, Valencia, Espanha.

1996
Cicatriz, The Museum of Contemporary Art, Los Angeles, EUA.

1995
In Oblivionem (no landScape), De Appel Foundation, Amsterdão, Holanda.
HIpocampo, Galeria Camargo Vilaça, São Paulo, Brasil.

1994
Humorais, Galeria de Arte do IBEU-Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil.
Realismo Fantástico, Galeria de Arte do IBEU-Madureira, Rio de Janeiro, Brasil.

1991
A Identidade em Jogo, Centro Cultural São Paulo, São Paulo; Pavilhão da Bienal de São Paulo, São Paulo (1992) e/and Galeria Macunaíma, Instituto Brasileiro de Arte e Cultura, Rio de Janeiro (1992), Brasil.

1989
Anti-cinema – Veleidades Fotográficas, Centro de Arte Corpo, Belo Horizonte, Brasil.


SELECTED GROUP EXHIBITIONS

2016
Tertúlia. Galeria Fortes Vilaça, São Paulo
A Space to Dream: Recent Art from South America. Auckland Art Gallery Toi o Tamaki, National Museum of New Zealand
Zona de Perigo. Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba, e Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), Recife
Caleidoscopio y rompecabezas. Latinoamérica en la colección MUSAC, Centro Atlântico de Arte Moderno (CAAM), Las Palmas
Lupa: ensaios audiovisuais, Museu de Artes e Oficios, Belo Horizonte
Linguagens do corpo carioca [a vertigem do Rio], Museu de Arte do Rio [MAR], Rio de Janeiro
Coleção Joaquim Paiva. Museu de Arte Moderna (MAM), Rio de Janeiro
Clube de Gravura: 30 anos. Museu de Arte Moderna (MAM), São Paulo

2015
Tendências do Livro de Artista no Brasil: 30 anos depois. Centro Cultural São Paulo, São Paulo
Building Imaginary Bridges Over Hard Ground. Dubai, UAE
Voces: Latin American Photography 1980-2015. Michael Hoppen Gallery, London
Quarta-feira de Cinzas. Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro
The Poetry in Between: South-South. Goodman Gallery Cape Town, África do Sul
Ver e ser visto. Museu de Arte Moderna MAM-RJ, Rio de Janeiro
Ficções. Caixa Cultural, Rio de Janeiro
Strange Worlds. Fondazione Fotografia Modena, Itália
PICTURES and CREAM, The confidential report of the life and opinions of Tristram Shandy & friends, Volume 1, Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa
Coleção Daros en Proa. Fundación Proa, Buenos Aires
Une histoire, art, architecture et design, des années 80 à aujourd'hui. The Centre Pompidou, Paris
Reparative aesthetics: Rosângela Rennó and Fiona Pardington, University Art Gallery, Sydney

2014
Memórias inapagáveis [Memorias imborrables]. Sesc Pompeia, São Paulo, Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires Malba e [and] Museu de Arte Contemporáneo de Vigo, Espanha
Fleeting Imaginaries, Cifo Grants and Commissions Program, Miami
ICA@50 Videoarte Brasil. Institute of Contemporary Art University of Pennsylvania, Filadelfia [Philadelphia]
Cruzamentos: Contemporary Art in Brazil. Wexner Center for the Arts, The Ohio State University
140 caracteres. Museu de Arte Moderna MAM-SP, São Paulo
Paris Photo-Aperture Foundation Photobook Awards Short List Exhibition, Aperture Foundation - Nova York [New York]
Unbound: Contemporary Art After Frida Kahlo. Museum of Contemporary Art, Chicago
Cães sem plumas. Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães MAMAM, Recife
Inventário da paixão. Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro
Poder provisório. Sala Paulo Figueiredo, Museu de Arte Moderna MAM-SP, São Paulo


2013
FotoBienal Masp - Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
Description and image America Latina, 1960–2013 - Fondation Cartier pour l'art contemporain, Paris
Arquivo Vivo - Paço das Artes, São Paulo
Cães sem plumas [prólogo] - Galeria Nara Roesler, São Paulo
The Itinerant Languages of Photography - Princeton University Art Museum, Princeton, NJ
Suspicious Minds - Galeria Vermelho, São Paulo
FotoBienal Masp - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, São Paulo
imagináRio - Museu de Arte do Rio - MAR, Rio de Janeiro, RJ
Description and image Portas abertas / Open Doors - Fórum Eugénio de Almeida, Évora
La Colección de Alicia Aza en el Museo Lázaro - Museo Lázaro Galdiano, Madrid
Mac 50: Doações Recentes - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo
Coletiva - Galeria Vermelho, São Paulo
Circuitos Cruzados: O Centre Pompidou Encontra O Mam - mam - Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo

2012
OC Collects - Orange County Museum of Art, Newport Beach
Coletiva - Galeria Vermelho, São Paulo
Gravity and Disgrace Ep. 2 - CGAC - Centro Galego de Arte Contemporánea, Santiago de Compostela
Expansivo [expansive] - Galeria Vermelho, São Paulo
BES Photo Award 2012 – 8th Edition - Pinacoteca do Estado, São Paulo
Intense Proximité / La Triennale 2012 - Palais de Tokyo, Paris
La Triennale 2012 - Intense Proximity - Palais de Tokyo, Paris
BES Photo Award 2012 – 8th Edition - Berardo Museum - Collection of Modern and Contemporary Art, Lisbon
In anderen Worten - Der Schwarzmarkt der Übersetzungen - mit zeitgenössischen Kulturen handeln - Neue Gesellschaft für Bildende Kunst (NGBK), Berlin

2011
4th Moscow Biennale of Contemporary Art - Moscow Biennale of contemporary art, Moscow
12th International İstanbul Biennial - International Istanbul Biennial, Istanbul
Staging the Archive - MACE - Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Elvas
Magical Consciousness - Arnolfini, Bristol (England)
Fotografica Bogota 2011 - Fotografica Bogota, Bogota
A Sense of Perspective - Tate Liverpool, Liverpool (England)
29ª Bienal de São Paulo - Selected Works - Palacio das Artes , Belo Horizonte, MG

2010
Elle@centrepompidou -- Artistes femmes dans les collections du Musée National d'Art Moderne. Paris
Modelos para Armar. Pensar Latinoamérica desde la Colección MUSAC. Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León MUSAC, León
Coleção Particular: monocromos. Coleção Oswaldo Correa da Costa, São Paulo
HAUNTED: Contemporary photography/video/performance. Guggenheim Museum, NY
Olhares Femininos: aqui e lá. Casarão Fotoativa, Belém
Wandering Position: Selections from the inSite Archive. MUAC, Mexico D.C.
La Revanche de l'archive photographique. Festival 50JPG 2010. Centre de la Photographie, Genève
Ars Itineris. Artium, Vitoria; Museo de Navarra, Pamplona; Museo de Huesca, Huesca; Sala Amós Salvador, Logroño/La Rioja; Sala exposiciones Banco Herrero, Oviedo; Museu de l'Art de la Pell, Vic; Museo del Mar, Vigo.
Coleção Particular: photoimpressões. Coleção Oswaldo Correa da Costa, São Paulo.
29ª Bienal de São Paulo. Fundação Bienal, São Paulo
Changing the focus - Latin American Photography 1990 - 2005, Museum of Latin American Art — MOLAA, Long Beach
The traveling show, Fundación/Colección Jumex, Mexico City

2009
Óscar Muñoz y Rosângela Rennó. Crónicas de la ausencia, Museo Rufino Tamayo, Cidade do México, México.
7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Porto Alegre, Brasil.
Dentro / fuera, Fotografía Contemporánea en la Colección Circa XX - Pilar Citoler. Sala de Exposiciones Museísticas de Cajasur. Córdoba, Espanha.
She is a femme fatale, Museu Coleção Berardo, Lisboa, Portugal.

2008
Prospect.1 New Orleans – 1st U.S. Biennial. Nova Orleans [New Orleans]
Artes Mundi 3. National Museum Wales, Cardiff
Parangolé. Fragmentos desde los noventa en España, Portugal y Brasil. Museo Patio Herreriano de Valladolid,Valladolid
The past in the present. Questioning History. Nederlands Photomuseum, Rotterdam.
Disponha. Contemporary Brazilian Photography from the Inhotim Collection. Gallery 32, Londres [London]
Prêmio Porto Seguro de Fotografia. Espaço Porto Seguro de Fotografia. São Paulo
Cinema Sim – Narrativas e Projeções. Instituto Itaú Cultural, São Paulo
Sertão Contemporâneo. Caixa Cultural, Rio de Janeiro; Caixa Cultural, Salvador (2009)
Provas de Contato. Galeria Vermelho, São Paulo
Heteronímias-Brasil. Museo de América, Madrid
Quase líquido. Instituto Itaú Cultural, São Paulo
MAM60, Oca, São Paulo
4ª Paralela. Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo
Todos somos um - MAB-FAAP, Escola Superior do Ministério Público da União, Brasília
Verbo 2008. Galeria Vermelho, São Paulo
Móbile - fotografia no acervo do MAB. Museu de Arte de Brasília, Galeria Rubem Valentim, Brasília
Arte Contemporânea Brasileira – Doação Credit Suisse. Estação Pinacoteca, São Paulo
PROCEDENTE - MAP: Novas Aquisições. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte
Turistas, Volver. Galeria Carminha Macedo, Belo Horizonte
La Escena del Crimen (Huellas Inquietantes y Otras Historias). ARCO 08, Madri [Madrid].
Fotografia Brasileira Contemporânea - Convidados de Claudia Andujar. FestFotoPoA 2008 Festival Internacional de Fotografia [International festival of photography], Centro Cultural Erico Verissimo (CEEE), Porto Alegre
É Tudo Verdade - 13º Festival Internacional de Documentários. São Paulo
1. Phantasmagoria: Specters of Absence. Museo de Arte Contemporáneo, Bogotá, Colombia.
Edit! Fotografia e Filme na coleção Ellipse. Centro de Artes Visuais, Lisbon,
Portugal.
Itaú Contemporâneo – Arte no Brasil 1981 – 2006. Itaú Cultural, São Paulo, Brasil.
Festival Vidéoformes, Clermont-Ferrand Luz al sur. Bienal de Valencia, Museo del Carmen, Valencia, Spain.
Homing Devices: Latin American and Caribbean Sculpture. University of South Florida USF Contemporary Art Museum, Tampa (October 26 – December 5, 2007)

2006
Contrabando. Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil.
MAM [na] OCA – Arte brasileira do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo na Oca. Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil.
Manobras radicais. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Brasil.
Zeitgenössische Fotokunst aus Brasilien [Fotografia Brasileira em Berlim], Neue Berliner Kunstverein, Berlim [Berlin]; Galerie de Stadt, Sindelfingen; Hallescher Kunstverein; Stadtgalerie, Kiel; Bradenburgische Kunstsammlungen, Cottbus, Germany.
Observatori 2006. Mostra Acciona, Valencia, Spain.
Mostra Ribeirão Preto 150 anos. MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Ribeirão Preto, Brasil.

2005
The Hours - Visual Arts of Contemporary Latin America, Irish Museum of Modern Art
(IMMA), Dublin, Ireland.
Ecos y contrastes – Arte Contemporáneo en la Colección Cisneros. Museo de Arte y Diseño Contemporáneo, San José, Costa Rica, USA.
Romance [a novel]. Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa, Portugal.
Erotica – os sentidos na arte. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Brasil.
Panorama da Arte Brasileira 2005. Museu de Arte Moderna de São Paulo, São
Paulo, Brasil.
Rencontres Internacionales de la Photographie. Ateliers SNCF, Arles, Brasil.
Jogo da Memória. Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Diversité dans l’ Art Contemporain Brésilien. Espaço Brasil, Carreau du Temple, Paris, France.
La Mirada. Museo de Arte del Banco de la República, Bogotá, Colombia.

2004
« Nous venons en paix...» / Histoires des Amériques. Musée d’Art Contemporain de
Montréal, Montreal, France.
//Paralela 2004. São Paulo, Brasil.
Arquivo Geral. Jardim Botânico, Rio de Janeiro, Brasil.
Invenção de mundos – Coleção Marcantonio Vilaça. Museu Vale do Rio Doce, Vila Velha,
Brasil.
Diálogos – Arte Latinoamericano desde la Colección Cisneros. Museo de Arte de Lima,
Lima, Peru.

2003
50ª Biennale di Venezia, Padiglione Brasile, Veneza, Italy.
A subversão dos Meios, Made in Brasil: Três Décadas do Vídeo Brasileiro e Arte e Sociedade – Uma Relação Polêmica. Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil.
Strange Days. Museum of Contemporary Art, Chicago, USA.
Projeto Imagética. Fundação Cultural de Curitiba, Curitiba, Brasil.
2002 ArteFoto. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.
La Mirada – Looking at Photography in Latin America Today. Daros Latin America Collection, Zurique, Switzerland.
El Archivo Pons – la colección de Alfonso Pons. Koldo Michelena, San Sebastian, Spain.
Thisplay. La Colección Jumex, Ecatepec de Morelos.
Anthology of Art, Jochen Gerz (org.), www.anthology-of-art.net
Apropriações/Coleções. Instituto Santander Cultural, Porto Alegre, Brasil.

2001
Virgin Territory. The National Museum for Women in the Arts, Washington, D.C., USA.
Trajetória da Luz na Arte Brasileira. InstitutoItaú Cultural, São Paulo, Brasil.
Políticas da Diferença. A Arte de 26 Países Ibero-americanos no Fim do Século. Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda, e/and Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.
2nd Berlin Biennale for Contemporary Art. Kunst-werke Berlin e/and Postfuhramt, Berlim, Germany.
El Final del Eclipse. El Arte de América Latina en la Transición al Siglo Xxi. Fundación Telefónica, Madrid; Palacio de los Condes de Gabia, Salas de la Caja General de Granada e [and] Instituto de América de Santa Fe, Granada; Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo (MEIAC), Badajoz; Salas de Exposiciones de la Universidad de Salamanca, Salamanca; Museo de Arte Moderno (MAM) de la Ciudad de México, México (2002); Museo de Arte Contemporáneo (MARCO) de Monterrey, Monterrey (2003), Museo de Bellas Artes de Buenos Aires, Buenos aires (2003); Salas de la Fundación Telefónica en Santiago de Chile, Santiago; Museo de San Marcos e [and] Fundación Telefónica, Lima (2004), Pinacoteca do Estado, Sâo Paulo (2005)
Experiment / Experiência – Art in Brazil 1958-2000. Museum of Modern Art, Oxford, United Kingdom.

2000
Século 20: Arte do Brasil. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisbon, Portugal.
Brasil. Plural y Singular. Museo de Arte Moderno, Buenos Aires, Argentina.
Um Oceano Inteiro para Nadar. Culturgest, Lisbon, Portugal.
Brasil + 500 anos – Mostra do Redescobrimento. FundaçãoBienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Território Expandido II. SESC-Pompéia, São Paulo, Brasil.

1999
80 Anos de Arte no Brasil. Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil.
A Vueltas con los Sentidos. Pabellón de Caballerizas, Casa de América, Madrid, Spain.
Der Anagrammatische Körper. Der Körper und seine mediale Konstruktion. Kunsthaus Muerz, Mürzzuschlag, Graz e/and Zentrum für Kunst und Medientechnologie, Karlsruhe (2000).

1998
Um e/entre Outro/s. XXIV Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Imagens Seqüestradas. Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Transatlántico. Centro Atlántico de Arte Moderno, Las Palmas, Canarias.
The Garden of the Forking Paths. Kunstforeningen, Copenhague [Copenhagen]; Edsvik Konst & Kultur, Sollentuna, Estocolmo [Stockholm] (1999); Helsinki City Art Museum-Meilahti, Helsinque [Helsinki] (1999); Nordjyllands Kunstmuseum, Aalborg (1999)
Archiv X. Offenes Kulturhaus, Linz.

1997
Hacer Memoria. Museo Alejandro Otero, Caracas, Venezuela.
Sexta Bienal de la Habana, Havana, Cuba.
Insite’97. San Diego & Tijuana, Mexico.
Hybrid. 2nd Kwangju Biennale, Kwangju, South Korea.
1ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Porto Alegre, Brasil.
2nd Johannesburg Biennale, Johannesburg, South Africa.
Brasil Panorama de Arte Brasileira, Edição97. museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil.

1996
Novas Travessias: Recent Photographic Art from Brazil. The Photographers’ Gallery, Londres, United Kingdom.
Prospekt 96. Frankfurter Kunstverein, Frankfurt, Germany.
Container 96: Art Across Oceans. Langelinie, Copenhagen, Denmark.
Sin Fronteras/Arte Latinoamericano Actual. Museo Alejandro Otero, Caracas, Venezuela.
Transparências. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Public Works. Van Abbe Museum, Eindhoven

1995
Obsessions. From Wunderkammer to Cyberspace. Foto Biennale Enschede, Rijksmuseum Twenthe, Enschede.

1994
Espacios Fragmentados. Arte, Poder y Marginalidad. Quinta Bienal de La Habana, Havana, Cuba.
Revendo Brasília – Brasília neu Gesehen. Galeria Athos Bulcão, Teatro Nacional, Brasília; Museu da Imagem e do Som, São Paulo; Palácio Gustavo Capanema, Funarte, Rio de Janeiro (1995); Museu Metropolitano de Arte, Curitiba (1995); Usina do Gasômetro, Porto Alegre (1995); Centro Cultural da UFMG, Belo Horizonte (1995); Haus der Kulturen der Welt, Berlim [Berlin] (1995), Germany.
Die Dichte des Lichts: Zeitgenössische brasilianische Fotografie. Fotografie Forum, Frankfurt, Germany.
22ª Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Cocido y Crudo. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Spain.

1993
UltraModern: The Art of the Contemporary Brazil. National Museum of Women in the Arts, Washington, D.C., USA.
Aperto'93: Emergenza. XLV Biennale di Venezia, Venice, Italy.
Space of Time: Contemporary Art from the Americas. Americas Society, New York, USA.
A Presença do Readymade: 80 anos. Museu de Arte Contemporânea da USP, Cidade Universitária, São Paulo, Brasil.

1992
Turning the Map – Images from the Americas. Camerawork Gallery, London, United Kingdom.
Eco-sensorial – Extrativismo Urbano. Galeria de arte da EAV-Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil.

1991
Montagens Ambientais. Centro Cultural da UFMG, Belo Horizonte, Brasil.
Apropriações 91. Paço das Artes, São Paulo, Brasil.

1990
4 Olhos. Galeria Casa Triângulo, São Paulo, Brasil.
Iconógrafos, 14 Fotógrafos Hoje. Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil.

1989
Operações Fundamentais – A Soma das Diferenças. Grande Galeria do Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.
As Afinidades Eletivas. Centro de Arte Corpo, Belo Horizonte, Brasil.

1988
Luz, Cor & Experimentação. Galeria do InFoto-Funarte, Rio de Janeiro, Brasil.

1987
Dez Fotógrafas. Grande Galeria do Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.

1986
Bonecas & Bonecos. Sala Arlinda Correa Lima, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil.

1985
Desenhos & Outras Intoxicações. Galeria do IAB, Belo Horizonte, Brasil.
Fotografias. ItaúGaleria, Belo Horizonte, Brasil.


AWARDS AND GRANTS

2004 2o. lugar na categoria Projecto e Produção Gráfica do PRÉMIO JABUTI para literatura, São Paulo. Livro O Arquivo Universal e outros Arquivos | Book The Universal Arquive and other arquives.
2001 13. Festival Internacional de Arte Eletrônica VideoBrasil, Sao Paulo. Video VeraCruz, 2000, versão em português | portuguese version.
2000 Prémio Cultural Sérgio Motta 2000, experimentação em novas meios e meios tecnológicos em arte | experimentation in new media and technological media in arts, São Paulo. Série Vulgo [series], fotografia digital | digital photography.
1999 Bolsa Guggenheim, New York, Video-instalação Espelho Diário | video installation Daily Mirror e | and projecto de livro de artista O Arquivo Universal e outros Arquivos | The Universal Arquive and other arquives.
SANITAS-ARCO Electrónico/Media Art’99, Madrid, Video-objecto Vulgo/texto video object, 1998.
1998 Bolsa Vitae de Arte | grant, categoria Artes Plásticas | Fine Arts section, São Paulo. Video-instalação Espelho Diário | video installation Daily Mirror.
Prémio aquisitivo no Prémio Brasília de Artes Visuais, Museu de Arte de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
Indicação para o II Prémio Johnny Walker de Artes Plásticas | Nomination for 2nd Johnny Walker Fine Arts Award, Rio de Janeiro. Brasil.
1997 Prémio Santista Juventude, categoria Fotografia | Photography section, Fundação Santista [Foundation], São Paulo.
1995-7 Bolsa de trabalho no exterior, Programa Artista em Residência, Civitella Ranieri
Fundação, Umbertide, Italy, verão 97.
1993 Prémio aquisitivo no II Salão Paraense de Arte Contemporânea, Curitiba, PR, Brasil.
Prémio aquisitivo no 13o. Salão Nacional de Artes Plásticas, IBAC/FUNARTE, Rio de Janeiro, Brasil.
1992 Prémio Marc Ferrez de Fotografia (IBAC/FUNARTE), Rio de Janeiro, Brasil, juntamente com Jean Guimarães.
1991 Prémio aquisitivo 'Cidade de Ribeirão Preto' no XVI SARP (Salão de Artes de Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, Brasil.
1989 Prémio Fotoptica no VII Salão Paulista de Arte Contemporânea, São Paulo, Brasil.
1988 2o. Prémio no XIII SARP (Salão de Artes Plásticas de Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, Brasil.
Prémio aquisitivo Hoescht do Brasil no XX Salão Nacional de Arte, Belo Horizonte, MG, Brasil.
1986 Prémio aquisitivo Empresa Cautos no XXXIX Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.


BIBLIOGRAPHY

. Amaral, Aracy A. 'Brazil: Women in the Arts'. In UltraModern: The Art of Contemporary Brazil. Washington: The National Museum of Women in the Arts, 1993, p.17-33.
. Auerbach, Ruth. “Desde la amnesia colectiva – la memoria del olvido”. In Hacer Memoria: Registros de la nueva fotografía latinoamericana. Caracas: Museo Alejandro Otero, 1997, p.6.
. Bush, Kate. 'Contexts'. In Turning the Map – Images from the Americas. Londres: Camerawork/Arts Council Funded, 1992, p.8-20.
. Cameron, Dan. “Rosângela Rennó”. In Cream. Contemporary Art in Culture. Londres [London]: Phaidon, 1998, p.340-343.
______. “Entre as Linhas” [Between the Lines]. In Rosângela Rennó. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1995, p.6-9.
______. “Zwischen den Zeilen”. In Inklusion:Exklusion. Kunst im Zeitalter von Postkolonialismus und globaler Migration. Colônia: Steirischer Herbst/Dumont, 1997, p.313.
. Castellote, Alejandro, “Rituales de Identidad”. In Mapas Abiertos – Fotografía latinoamericana, 1991-2002. Barcelona: Lunwerg Editores, 2004, p. 80-81.
. Chiarelli, Tadeu. “Como explicar arte contemporânea brasileira para um público internacional II”. In Desidentidad. Valencia: IVAM/MAM-SP, 2006, p.28-47 [Português/Español], p.76-94 [Català/English]
______. “O trabalho de Rosângela Rennó: considerações preliminares”. In Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999 p.234-239.
______. “Para Beatrice”. In Erotica – os sentidos na arte. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasi, 2005 pp. 7-21 [português], pp. 151-157 [english].
______. “A fotografia contaminada”. In Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999 p.115-120.
______. “O Tridimensional na arte brasileira dos anos 80 e 90: genealogias, superações”. In Tridimensionalidade. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 1997, p.170-181.
______. 'Among projections and rejections: The works of Rosângela Rennó”. In Turning the Map. Images from the Americas. Londres [London]: Camerawork/Arts Council Funded, 1992, p.24.
. Cocchiarale, Fernando. “Aspekte der Zeitgenössischen Fotografie in Brasilien” [Aspectos da Fotografia Brasileira Contemporânea]. In Zeitgenössische Fotokunst aus Brasilien. Berlim/Heidelberg: NBK/Edition Braus, 2006, p.10-33 [Deutsch], p.132-142 [Português], p.150-163 [English].
. Coelho, Teixeira. Arte no Brasil 1981 – 2006, Coleção Itaú Contemporâneo. São Paulo: Itaú Cultural, 2006, p.292.
. Dos Anjos, Moacir. [sem título/untitled]. In Projeto Parede – 10 anos. São Paulo: MAM, 2007, p.18.
______. “Mesmo diante da imagem mais nítida…” [Even in the clearest of images…]. In. Rosângela Rennó, Recife, MAMAM,2006, p. 2-15 [Português], p. 31-38 [English].
. Duarte, Paulo Sergio. “Para reler o vermelho e o negro” [Rereading the red and the black]. In Rosângela Rennó, folder de exposição/exhibition folder. Rio de Janeiro: Laura Marsiaj Arte Contemporânea, 2001.
. Fabris, Annateresa. “Identidades seqüestradas”. In O fotográfico, Etienne Samain (org.). São Paulo: Hucitec/CNPq, 1998, p.273-279.
______. [sem título/untitled]. In APERTO'93-XLV Biennale di Venezia. Milão [Milan]: Flash Art, 1993, p.382 e [and] in Tridimensionalidade. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 1997, p.218.
______. 'O outro eu'. In CCSP– 91:Produções recentes. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1992.
______. Identidades Virtuais – Uma leitura do Retrato Fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004, p.91-128.
. Farias, Agnaldo. “Rosângela Rennó”. In Arte brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002, p.94-97.
. Fisher, Jean. [sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Amsterdam: De Appel Foundation, 1995, p.2-10.
. Fatorelli, Antonio. Fotografia e viagem. Rio de Janeiro: Relume/Dumará, 2003, p.20, 155.
______. “Fotografia e modernidade”. In O fotográfico, Etienne Samain (org.), São Paulo: Hucitec/CNPq, 1998, p.85-97.
. Frayse-Pereira, João A. “Arte Contemporânea e banalização do mal: o silêncio do espectador”. In Arte, dor – Inquietudes entre Estética e Psicanálise. (São Paulo: Ateliê Editorial, 2005, p.293-328).
. Geczy, Adam. “A science of suppositions: Rosângela Rennó’s Archive Project”. In Vulgo [Alias] - Rosângela Rennó, Melissa Chiu (ed.). Sidney: University of Western Sydney-Nepean, 2000, p.34-39.
. Herkenhoff, Paulo. “Rennó ou a beleza e o dulçor do presente”. In Rosângela Rennó. São Paulo: Edusp, 1997, p.115-191.
______. “A espessura da luz – Fotografia brasileira contemporânea” [The density of light – contemporary brazilian photography]. In Zeitgenössische brasilianische Fotografie. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1994, p.43-56 [português], p.27-42 [english].
. Herzog, Hans-Michael [org.]. “Rosângela Rennó”. In The Hours – Visual Arts of Contemporary Latin America. Zurique [Zurich]: Daros-latinamerica / Hatje Cantz verlag, 2005, pp.26:00-26:05 [english, español].
. Hug, Alfons. “Sonhos despedaçados” [Shattered Dreams]. In Shattered Dreams: Sonhos despedaçados / Beatriz Milhazes Rosângela Rennó. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2003, p.16-23[português], p.9-15[english].
. Katzenstein, Inés. “Rosângela Rennó, teorias de la historia” [Rosângela Rennó, theories of history]. In Archivo Pons Artxiboa. Donostia/San Sebastian: Diputación Foral de Gipuzkoa, 2003, p.163-167[castellano], p. 267-271[english].
. Krasny, Elke. “Hipocampo”. In Archiv X. Linz: O.K. Centrum für Gegenwartskunst, 1998, p.196-199
. Landry, Pierre. “Histoires des Amériques”. In “Nous venons en paix…” / Histoires des Amériques. Montreal: Musée d’Art Contemporain de Montréal, 2004, p.8-19 [français], p.128-137 [english].
. Lagnado, Lisette. “Pequena e grande memória (sobre o trabalho de Rosângela Rennó)”. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2004. Folder de exposição [exhibition folder].
. Lapa, Pedro. “Rosângela, Comunidade sem nome” [Rosângela, Community without a name]. In Rosângela Rennó: Espelho diário. Lisboa [Lisbon]: Museu do Chiado, 2002, p.7-35.
. Machado, Arlindo. “A fotografia como expressão do conceito”. In O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. São Paulo: Contracapa e/and Marca d’Água, 2001, p.135-136.
______. “As linhas de força do vídeo brasileiro”. In Made in Brasil – Três décadas do vídeo brasileiro, Arlindo Machado (org.). São Paulo: Itaú Cultural, 2003, p.13-47.
. Magalhães, Angela e Peregrino, Nadja. Fotografia no Brasil: um olhar das origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: Funarte, 2004, pp. 85, 106-108.
. Melendi, Maria Angélica. “Bibliotheca: ou das possíveis estratégias da memória”. In Rennó, Rosângela, O Arquivo Universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac Naify Edições / CCBB, 2003, p.23-35 [português], p.37-49 [english].
______. “Memórias dos outros” [Borrowed memories]. In Rennó, Rosângela, Bibliotheca. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2003, no prelo/in press.
______. “Archives du Mal – Mal d’Archive”. In Vulgo [Alias] – Rosângela Rennó. Sidney: University of Western Sydney – Nepean, 2000, p.6-15.
. Mello, Christine. “Arte nas extremidades”. In Made in Brasil – Três décadas do vídeo brasileiro, Arlindo Machado (org.). São Paulo: Itaú Cultural, 2003, p.143-174.
. Mesquita, Ivo. [sem título/untitled]. In 6 artistas – XXII Bienal Internacional de São Paulo. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1994, p.34-35.
. Miranda, Wander Melo. “Cenas Urbanas – A violência como forma”. In Pensar a República, Newton Bignotto (org.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000, p.179-190.
. Nascimento, Lyslei de Souza. “Tatuagens e cicatrizes: performances narrativas na contemporaneidade”. In O Corpo em performance, Antônio Hildebrando (org.). Belo Horizonte: NELAP/FALE/UFMG, 2003, p.97-111.
. Pedrosa, Adriano. “Album de recortes” [Scrap book]. In Rennó, Rosângela, O Arquivo Universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac & Naify Edições/CCBB, 2003, p.7-13 [português], p.15-21 [english].
______. “Rosângela Rennó: O Arquivo Universal e Outros Arquivos”, volante de exposição [exhibition folder]. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2003.
______. Sem título [untitled], volante de exposição [exhibition folder]. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2002.
. Penna, Alícia Duarte. “Imaginação do Desastre”. In Rennó, Rosângela, Apagamentos. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2005.
______. “Stream of Consciousness”, volantede exposição [exhibition folder]. Belo Horizonte: Centro de Arte Corpo, 1989.
. Rennó, Rosângela. “O Estado do Mundo para a série Corpo da Alma.” In O estado do mundo. António Pinto Ribeiro (org.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Temas e Debates, 2006, p.223-233
______. “Body of Soul series: The state of the World”. In The State of the World. António Pinto Ribeiro (org.). Manchester: Carcanet Press / Calouste Gulbenkian Foundation, 2006, p.160-168
______. Apagamentos. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2005.
______. O Arquivo Universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac Naify Edições/CCBB, 2003.
______. “Cicatriz: fotografias de tatuagens do Museu Penitenciário Paulista e textos do Arquivo Universal” in A Fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Alexandre Santos e Maria Ivone dos Santos (org.). Porto Alegre: UFRGS Editora, 2004, p. 223-227.
______. “Le Dialogue Vera Cruz” [Diálogo Vera Cruz / The Vera Cruz Dialogue]. In “Nous venons en paix: Histoires des Amériques. Montreal: Musée d’Art Contemporain de Montréal, 2004, p.88-93 [français], p.181-182 [english], p.182-183 [português].
______. “Os artistas e suas obras – Rosângela Rennó” [The artists and their works]. In Mídia-arte: fomento e desdobramentos. Vitoria Daniela Bousso (org.). São Paulo: Instituto Sergio Motta, Cadernos ISM II/Coleção Cultural, 2003, p.167-171.
______. “Memória e amnésia” [Memory and Amnesia]. In El final del eclipse: El arte de América Latina en la transición al siglo XXI. José Jiménez (org.). Madri [Madrid]: Fundación Telefónica, 2001, p.244-[português], 246[english].
______. “Vera Cruz”. In Virgin territories. Washington: National Museum of Women in the Arts, 2001, p.96-97.
______. “10 textos do Arquivo Universal”. In Artelatina – cultura , globalização e identidades cosmopolitas, Heloisa Buarque de Hollanda (org.), ensaio visual/visual essay. Rio de Janeiro: Aeroplano/MAM-RJ, 2000, p.35-44.
______. “United States”. In Roteiros – 24ª Bienal Internacional de São Paulo, ensaio visual.Adriano Pedrosa (org.), ensaio visual/visual essay. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1998, p.108-113.
______. [sem título/untitled]. In Prospekt 96 – Photographie in der Gegenwartskunst. Zurich: Edition Stemmle, 1996, p.260.
______. “Do Arquivo Universal para Almodóvar”. In Urdidura de sigilos – Ensaios sobre o cinema de Almodóvar, Eduardo Peñuela Cañizal (org.), ensaio visual/visual essay. São Paulo: Anna Blume/ECA-USP, 1996, p.113-136.
. Ruiz, Alma. 'Cicatriz'. In Rosângela Rennó. Cicatriz. Los Angeles: Museum of Contemporary Art, 1996 p.5-11.
. Salles, Evandro. “Cruel horizonte”. In Revendo Brasília – Brasilia Neu gesehen. Brasília: Instituto Goethe de Brasília, 1994, p.48-51 e/and 103-111.
. Senra, Stella. [sem título/untitled]. In Obras comentadas da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Andrés I. Martín Hernández (org.). São Paulo: MAM, 2006, p. 224-227.
. Sütö, Wilma. [sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Amsterdam: De Appel Foundation, 1995, p.12-14.
. Visconti, Jacopo Crivelli. “Evidências ocultas” [Hidden Evidence]. In Shattered Dreams: Sonhos despedaçados / Beatriz Milhazes Rosângela Rennó. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2003, p.42-54[português], p.26-38[english].


ARTICLES AND REVIEWS

. Amaral, Aracy. “Brazil: The artistic and cultural context”. In Lapiz n. 134-135. Madri [Madrid]: julho/setembro, 1997, p.36-47.
. Barros, Regina Teixeira de. 'Hipocampo'. In Poliester n. 14. Cidade do México [Mexico City]: inverno de 1995-96, p.54-55.
. Biass-Fabiani, Sophie. “Rosângela Rennó: Mémoires Réfléchies”. In Turbulences vidéo n.50. Clermont Ferrand: Janeiro [january] 2006, p.3-6.
. Bush, Kate. 'Rosângela Rennó'. In Flash Art n.173. Milão [Milan]: nov./dez.1993, p.83.
. Bulhões, Maria Amélia. “Identidade, uma memória a ser enfrentada”. In Arte e Cultura da América Latina v. VI n. 1. São Paulo: 1999, p.73-86.
. Chiarelli, Tadeu. 'Ilusionistas modernos'. In Época n. 49. São Paulo: 1999, p.86-89.
______. “Photography in Brazil in the 1990s”. In Lapiz n. 134/135. Madri [Madrid]:, jul./set. 1997, p.110-123.
______. 'La mirada contaminada – otras fotografias'. In Poliester n. 8. Cidade do México [Mexico City]: 1994, p.34-41.
. Fernandes, Francisco Vaz. “Rosângela Rennó”. In Dif n.29. Lisboa: junho [june] 2005, p.61
______. 'The object in emerging Brazilian Art'. In Review: Latin American Literature and Arts n.44. Nova York [New York]: jan./jun. 1991, p.45-53.
. Gallo, Ruben, “Aperto Brazil”. In Flash Art n. 202. Milão [Milan]: out. 1998, p.83-84.
. Garulli, Lavinia e [and] Sansone, Valentina, “Focus Photography – Contemporary photography (part one)”. In Flash Art n.232. Milão [Milan]: out. 2003, p.91.
. Gauville, Hervé, “Rosângela en boucle”. In Libération. Paris: november 10th, 2005, Cahier de Culture.
. Herkenhoff, Paulo. “Rosângela Rennó y las ultimas fronteras del mirar”. In El Urogallo n. 110-111. Madri [Madrid]: jul./ago. 1995, p.110-114.
______. 'Construção do sujeito'. In Guia das Artes n.32. São Paulo: jul. 1993, p.11-11.
. Hollander, Kurt. “Crossover Dreams”. In Art in America. Nova York: maio 1998, p.47-51.
. Knight, Christopher. “The Writing on the Wall”. In Los Angeles Times: 3 de setembro de 1996.
. Lopes, Fernanda. “Exposição Rosângela Rennó/Museu de Arte da Pampulha – Belo Horizonte/Os álbuns de Rosângela Rennó”. In www.obraprima.net, 2001.
______. “Exposição Arquivo Universal e Outros Arquivos/Centro Cultural do Banco do Brasil – Rio de Janeiro/Memórias esquecidas”. In www.obraprima.net, 2003.
. Machado, Arlindo. “The vanishing camera obscura”. In World Art n. 4. Melbourne: 1996, p.16-17.
. Melendi, Maria Angélica. “Arquivos do mal – mal de arquivo”. In Revista Studium n. 11, 2003. www.iar.studium.unicamp.br
______. “Arquivos do mal – mal de arquivo”. In Suplemento Literário n. 66. Belo Horizonte: dez. 2000, p.22-30.
______. “A imagem cega – arte texto e política na América Latina”. In Em Tese – v.4. Belo Horizonte: Fale/UFMG, dez. 2000, p.39-47.
. Merewether, Charles. “Archives of the fallen”. In Grand Street n.62 – Identity. Nova York: 1997, p.36-47.
. Moura, Rodrigo. 'O calor brasileiro no Adriático'. In Trópico Idéias de Norte e Sul, ago. 2003,revista eletrônica [e-zine]. www.uol.com.br/tropico/printablenot1671.htm#nota2681
. Pavan, Margot. “El espejo opaco de Rosângela Rennó”. In Arte Internacional, edición 21. Bogota: out/dez [oct/dec] 1994, p.126-127.
______. 'A emulação do invisível: Imagens de Rosângela Rennó'. In Imagens n. 7. Campinas: maio/agosto [may/aug] 1996, p.30-39.
. Pedrosa, Adriano. “Rosângela Rennó at Museum of Contamporary Art, Los Angeles”. In Artforum, Nova York [New York]: jan. 1997, p.90.
______. “Revelando identidades” [Developing identities]. In Poliester n.11. Cidade do México [Mexico City]: inverno [winter] de 1995, p.44-47.
. Rennó, Rosângela. “Cicatriz – Fotografias do Museu Penitenciário e textos do Arquivo Universal”. In Discursos sediciosos – Crime, direito e sociedade n. 4. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia, 1998, p.15-20.
______. “Vulgo”. In Atlantica Internacional n. 21, ensaio visual [visual essay]. Las Palmas: outono [autumn] 1998, p.38-50.
. Volk, Gregory. “Rosângela Rennó at Lombard-Freid”. In Art in America n. 10. Nova York [New York]: outubro [october] 2003, p. 125.


INTERVIEWS

. Navas, Adolfo Montejo. “Rosângela Rennó no país das imagens”. In No., www.no.com.br, dez. 2001.
. Melendi, Maria Angélica e Miranda, Wander Melo. “Um mundo paralelo”. In Margens/Márgenes – Caderno de Cultura n. 1. Belo Horizonte/Mar del Plata: maio 2001, p.6-9.
. ______. [sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Depoimento. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2003, p.7-28.
. Ferreira, José Guilherme R. “Entrevista – Rosângela Rennó”. In Cult n. 6. São Paulo: 1998, p.4-11.
. Herzog, Hans-Michael. “Conversation with Rosângela Rennó”. In La Mirada – Looking at Photograpphy in Latin America Today. Zurique [Zurich]: Daros Latin America/Edition Oehrli, 2002, v..II, p. 85-90[english], p.149-154 [português].
. Chiu, Melissa. “Rosângela Rennó Interview”. In Vulgo [Alias] - Rosângela Rennó. Sidney: University of Western Sidney - Nepean, 2000, p.40-45.

COLLECTIONS

Art institute of Chicago, Chicago.
Centro de Arte Contemporânea Inhotim CACI, Belo Horizonte, Brasil.
Centro Gallego de Arte Contemporáneo, Santiago de Compostela, Spain.
Coleção Gilberto Chateuabriand / Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil.
Colección Cisneros, Caracas / New York, Venezuela / USA.
Colecção Caixa Geral de Depósitos, Lisbon, Portugal.
Daros LatinAmerica, Zurich, Switerzland.
Guggenheim Museum, New York, USA.
Latino Museum, Los Angeles, USA.
Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León MUSAC, León, Spain.
Museo de Cáceres, Spain.
Museo Extremeño, Badajoz, Spain.
Museo Nacional Reina Sofia, Madrid, Spain.
Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil.
Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil.
Museum of Contemporary Art MOCA, Los Angeles, USA.
Museum of Contemporary Art of Chicago, USA.
Stedelijk Museum voor Actuele Kunst SMAK, Gent, Belgium.
Tate Modern, London, United Kingdom.
Work Exhibitions Curriculum
Rosângela Rennó
Restricted Area